terça-feira, 30 de março de 2010

40 Semanas

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 3400g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 37 ou 38cm e sua medida total é de 48cm.


Desenvolvimento do embrião: Os movimentos do bebê são poucos já desde vários dias. O seu espaço é igual à quase nada. Seu corpinho está coberto por uma substância esbranquiçada chamada de vernix. Ele continua aproveitando dos nutrientes maternos que chega até ele até a hora do parto.


Mudanças em seu corpo:
Na televisão, as mulheres grávidas sempre têm suas bolsas de água rompidas em público e o trabalho de parto
já se inicia imediatamente. Isso acaba deixando muitas mulheres preocupada e algumas nem querem sair de casa nos últimos dias de gravidez. Não é bem assim.

A bolsa se rompe assim sem mais nem menos em um pouco menos que 15% das mulheres. E quando isso ocorre, pode levar horas até que você sinta a primeira contração. Claro que a preocupação da mulher é alta e é recomendado falar com o médico imediatamente. Geralmente o médico pedirá que você comparece ao Hospital ou Clínica para fazer uma indução de parto, caso as contrações ainda não tenham se iniciado. O perigo quando o líquido aminiótico começa a escorrer é quanto ao risco de infecção.

Se você terminar essa semana e ainda não estiver com o seu bebê, não se preocupe, apenas 5% das mulheres passam por essa situação e, até duas semanas de atraso após a data estimada do parto é considerado normal. Nesse período, o médico indica uma indução de parto.

FONTE :>: E-FAMILY NET

sábado, 27 de março de 2010

Leite materno: como retirar e armazenar

Vai se ausentar um pouco de casa ou voltar da licença-maternidade e está preocupada com a alimentação do seu filho? Saiba o que fazer para extrair o seu leite

Durante o período de amamentação, haverá algumas situações em que você vai precisar se ausentar; seja pelo retorno ao trabalho, para estudar e, por que não, até para ir ao cinema com o marido. E o seu filho pode continuar se alimentando com o leite materno mesmo quando não estiver por perto, basta que você se programe para retirá-lo.

Como tirar o leite

Em primeiro lugar, você precisa estar em um local e momento tranquilos. O ideal é que o bebê esteja dormindo, assim você não precisa interromper a retirada do leite. Esqueça também o celular e o telefone. “Essas atitudes fazem com que o leite flua melhor. Se a mãe for tirar o leite no trabalho, que seja no horário do almoço, em um local agradável e sem pressa”, diz Sônia de Lourdes Liston Colina, pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP).

Lembre-se também de ter um copo de água ao alcance. Você pode extrair seu leite com as próprias mãos ou com bombas de sucção. “A ordenha manual é muito simples e prática, mas nem toda mãe consegue fazer. O jeito de tirar o leite varia de cada mulher”, afirma Sônia. Para retirá-lo manualmente, é preciso que você massageie a mama como um todo, com movimentos circulares da base em direção à aréola.

Uma das maneiras é colocar os polegares acima da aréola e os outros dedos abaixo e, assim, espremer ritmicamente a parte inferior do seio, enquanto o pressiona contra a costela. Esse processo pode levar, em média, de 20 a 30 minutos em cada mama, principalmente nos primeiros dias.

Há mulheres, no entanto, que preferem a bombinha manual, outras, a elétrica, que são mais caras e podem ser alugadas. Se optar por esses acessórios, é fundamental que você cuide da higiene deles, deixando-os sempre esterilizados.

Seja qual for o processo da extração do leite, higienize sempre as mãos antes e as mamas: você pode lavá-las com sabonete neutro e secá-las levemente, sem fazer atrito, com uma toalha bem macia. Evite ainda falar, espirrar ou tossir enquanto tira o leite. “A ordenha exige paciência, porque é normal a mulher ter dificuldade nas primeiras vezes. Se for voltar ao trabalho, o ideal é começar a extrair o leite cinco dias antes”, afirma a especialista.

Como armazenar

Use potes de vidro (prefira os de boca larga caso retire o leite manualmente) esterilizados e identifique-os com uma etiqueta com o dia que retirou o leite. Se ele for usado num período de 24 horas, pode ficar somente na geladeira. Além desse período, é preciso congelar. No freezer, sem ser aqueles acoplados, ele pode ser armazenado por até 3 meses.

Se for retirar o leite fora de casa, como no trabalho, por exemplo, ele deve ser conservado sempre na geladeira e transportado em uma bolsa térmica. Para oferecer o leite ao bebê, nunca se deve fervê-lo, muito menos usar o micro-ondas para tirar o gelo. Se ele não estiver congelado, é só mergulhar o recipiente direto da geladeira para uma água morna. Agite-o levemente para que ele todo fique na mesma temperatura, que deve ser a ambiente.

Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira um dia antes de ser usado. Depois, o processo é o mesmo. Lembre-se: o leite extraído nunca deve substituir a amamentação do seu filho. Além da sucção do bebê ser a responsável pela produção do leite, segundo Sônia, há uma perda de micronutrientes do leite materno quando ele é congelado.

Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria; A Bíblia da Gravidez, Wladimir Taborda e Alice D´Agostini Deutsch

FONTE :: CRESCER

quinta-feira, 25 de março de 2010

e o Felipe chegou!

Lindo, saudavel e fofo demais! No dia 19 de marco às 17:36h, com 3,640kg e 50 cm de pura gostosura! Podem babar, meu afilhado eh lindo demais!!!

as barrigas se encontraram

Jo com 39 semanas e Va com 16 semanas. Pouco tempo antes do Felipe dar o ar da graca! :-)

terça-feira, 23 de março de 2010

39 Semanas

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 3250g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 36cm e sua medida total é de 48cm.


Desenvolvimento do embrião: Os bebês diferenciam em peso conforme o sexo. Os meninos tendem a nascer
com mais peso do que as meninas. O seu bebê está com os seus sistemas e orgãos internos terminados e em seus devidos lugares. Os pulmões ainda precisam de mais uns ajustes mas isso será feito após o nascimento. O cérebro é o último dos órgãos à amadurecer.

O bebê continua a acumular uma gordurinha até o último minuto dentro do útero. Essa gordurinha o ajuda a regular a sua temperatura corporal após o nascimento. Os bebês tendem à perder um pouco de peso nos primeiros dias e só então retomam o rítmo normal.


Mudanças em seu corpo:
A distância do útero acima do umbigo pode variar muito agora e fica entre 16 e 20cm. Você deve ter ganhado entre 12 e 16kg até agora. Mais que isso seria demais mas não é anormal, ainda muitas mulheres ganham bastante peso durante a gravidez. Isso depende muito também do tipo físico de cada pessoa.

Você já conversou com o seu médico ou pessoas mais experientes à respeito da
amamentação? Não deixe para a última hora para evitar problemas de adaptação depois que o bebê já estiver em seus braços.

Geralmente, também, nos hospitais, quando você ganha o bebê, as enfermeiras já fazem um exclarecimento e explicam o básico sobre a amamentação. Procure não sair do hospital cheia de dúvidas, tenha certeza de que tudo está em ordem e que você vai se entender com o bebê. Algumas vezes a criança tem dificuldade para mamar e seria bom se a mãe fosse capaz de entender o motivo.


FONTE :: E-FAMILY NET

sábado, 20 de março de 2010

Quatro sinais para o parto

Fique atenta para saber se está na hora de ir para a maternidade!

1 - Duas semanas antes, você pode ter o que os médicos chamam de “perda do tampão”, com o aparecimento de uma mancha de sangue na calcinha. É uma espécie de catarro vermelho-escuro, e não um grande sangramento. É importante avisar o médico.

2 - A barriga abaixa um pouco quando o bebê encaixa. Você vai notar essa descida.

3 - As contrações uterinas que antecedem o parto acontecem de três a quatro vezes, por mais de 30 segundos, durante 10 minutos. Não quer dizer que seu filho vai nascer naquele momento, mas vale ligar para o obstetra – e, claro, para o pai do bebê – e ir à maternidade.

4- Se a bolsa se romper, vá para o hospital. A ruptura independe das contrações. Para ter a confirmação de que a bolsa estourou, troque de calcinha e ande um pouco. Durante a caminhada o bebê vai se mexer e mais líquido pode vazar. Chegou a hora!

FONTE :: CRESCER

terça-feira, 16 de março de 2010

38 Semanas

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 3100g e sua medida, da cabeça ao bumbum ainda é de 35cm e sua medida total é de 47cm.

Desenvolvimento do embrião:
O seu bebê pode estar com uma cabeleira invejável a esse ponto. Não se espante quando ele nascer e o cabelo dele não tiver nada a ver com o seu. No primeiro ano de vida os cabelos da criança pode mudar de cor e espessura várias vezes. Há também aqueles bebês que nascem bem carequinha e ficam assim por um tempinho após o nascimento.


Mudanças em seu corpo:
Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar.

É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.


FONTE :: E_FAMILY NET

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ultra 15 semanas

Filhotinho,
Mamae e Papai foram te ver ontem na ultra. Os dias que a gente se encontra com voce, sao os dias mais esperados de todos. A gente conta no relogio quanto tempo falta para nos "encontrarmos".

Papai fica deslumbrado e mamae chora, chora. Afinal, tem como nao chorar diante deste milagre de Deus?

Voce ontem estava mais sapeca que o normal. Deu varias cambalhotas e pegou o pezinho. Tao lindo. E mais, vc ja esta com 8cm. Um bebezao. Ainda nao sabemos se vc sera um rapazinho ou uma menininha, mas que diferenca faz? Nos ja te amamos demais, filhotinho.

beijos,
mamae Vanessa

segunda-feira, 8 de março de 2010

Children see, Children do

Vi este video no blog do Davi e nem pedi autorizacao para colocar aqui, mas achei tao ninteresante que nao podia deixar de compartilhar com voces. Vale a pena dar uma olhada no video. Nossos filhos farao o que veem a gente fazendo.
http://www.youtube.com/watch?v=SJF50kwwRJE

Um beijo,
Vanessa

domingo, 7 de março de 2010

POST PROGRAMADO

Ainda bem que eu tinha deixado varios posts programados... Ate as 40 semanas tem uns 2 por semana sem eu precisar escrever uma so linha!!
essa reta final ta complicada!!!

Estou sentindo muitas dores, e mal consigo ficar sentada muito tempo!
A dor que prevalece eh uma na parte inferior da barriga, parece que eu estou sendo rasgada de dentro pra fora...

Tambem tem a dor da lombar...
A do quadril...
a da batata da perna que repuxa uma caimbra daquelas...

Serio... pra mim "ja deu"... hora do Felipe Nascer!

Queria muito escrever bastante sobre os Chás que bebe que tive... foram lindos!
E Encher isso aqui de fotos...
mas vai ficar pra depois!
Sorry!

Enquanto isso, a Vá vai deliciando vcs com os textos de mais uma mãe de primeira viagem... As descobertas são sempre mais coloridas...rs... podem reparar!!!

Ela ta LINDA gravida... e ainda mais iluminada!!

Nao vejo a hora de encontra-la pessoalmente... Mas ela vem pro parto do afilhado dela... e em alguns dias estara aqui em casa!!!

Nao sei se conseguiremos bater uma foto das 2 barrigas... porque eu acho sinceramente que o Felipe sai antes dela chegar.... Mas tudo bem... o que vale mesmo é ela vir de tão longe pra trocar fralda e dar banho num pirra que nem nasceu e já ocupa lugar de destaque no coração dela!!!
(ele e Joao, diga-se de passagem...rs... )

Enfim, se eu sumir de vez, quem acompanha já sabe... Quando eu voltar pra casa faço posts retroativos pra falar de tudo!!!! Prometo!!

Beijo pra quem fica!!!

Como escolher o pediatra do seu filho

Confira 10 dicas importantes que você precisa levar em conta na hora de tomar essa decisão

Quem vai cuidar da saúde do seu filho? Essa é uma dúvida que pode ser esclarecida antes mesmo da criança nascer. Você pode visitar alguns médicos simplesmente para bater um papo e ter uma ideia de como será o futuro. Não que seja obrigatório, mas essa atitude pode ajudar a formar um vínculo de confiança entre vocês. No entanto, você vai saber se a escolha que fez foi a mais correta somente quando as consultas começarem. Abaixo, confira 10 dicas que vão te ajudar na escolha do profissional.

1- Empatia Tem de acontecer na primeira consulta. Significa sentir que o médico entra em sintonia com você no seu novo papel de mãe. Um sinal negativo é ele se fixar apenas em perguntas sobre o histórico de doenças na família e no exame do bebê. Um positivo é ele também querer saber da sua gravidez, do parto, sobre o ambiente em que vive o bebê, os primeiros dias com ele em casa e como anda a amamentação.

2- Tempo da consulta A primeira costuma ser mais demorada que as demais, mas o importante é o pediatra sempre demonstrar interesse pela criança. Não só quanto ao aspecto clínico. Como regra, lembre-se de que uma consulta de qualidade leva tempo para ser feita. O bom médico situa a mãe sobre a fase do desenvolvimento em que está o bebê e antecipa futuros comportamentos.

3- Disponibilidade Poder encontrar o médico a qualquer hora e em qualquer lugar com certeza deixa os pais mais tranqüilos, mas é preciso contar com o imprevisto – seu pediatra deve ter um profissional de confiança para substituí-lo se for necessário.

4- Rapidez no retorno Ela reflete a atenção do médico com o paciente e é importantíssima em uma situação de emergência. Só que nem sempre é possível ter um retorno imediato. Uma boa política para você se entender com o pediatra nessa questão é deixar recados claros e objetivos para que ele avalie a urgência do caso.

5- Atrasos na consulta Não pode ser regra nem por sua parte nem pelo médico, porque o tempo de tolerância de espera da criança é pequeno. Para evitar transtornos, o ideal é você e o pediatra avisarem um ao outro de atrasos e, se preciso, desmarcarem a consulta.

6- Sem dúvidas Não dá para ir embora do consultório sem entender tudo direitinho. Você pode – e deve – perguntar até se sentir esclarecida. Não tenha medo de pedir explicações. Um profissional impaciente não é o melhor parceiro nesse caso. Nem aquele que se mostra ofendido se você anuncia que prefere ter uma segunda opinião em determinada situação.

7- Segurança Alguns pais questionam se é melhor o pediatra ter filhos, por achar que seus anseios serão mais bem compreendidos. Outros têm receio do médico jovem, com pouca experiência, ou do muito idoso, pelo risco de não ser atualizado. A indicação de amigos ajuda a tirar essas dúvidas, mas o importante é você se sentir segura.

8- Consultório Na sala de espera do médico é importante ter brinquedos. Primeiro para distrair a criança, depois porque o profissional pode usar os brinquedos para observar como ela se comporta.

9- Você acertou Se seu filho está saudável, vai bem na escola e em casa, esse é um bom indício de que ele está com o médico certo.

10- Insegura com a escolha?Se você ainda tem dúvidas sobre o pediatra escolhido, não se preocupe. Mudar de médico é normal e não traz nenhum prejuízo para a saúde do seu filho. Procure o quanto for preciso, converse com outros profissionais e peça mais indicação.

FONTE:: CRESCER

sábado, 6 de março de 2010

37 Semanas

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 2950g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 35cm. Sua medida total é de 47cm.

Desenvolvimento do embrião:
Ao final dessa semana, o bebê poderá nascer à qualquer momento. Bebês nascidos entre as semanas 38 e 42 estão prontinhos e em tempo. Isso significa que se ele nascer com 38 semanas não será considerado um parto antecipado. Ele está pronto para vir ao mundo, mas enquanto não vem, ele continua ganhando mais peso e crescendo mais um pouquinho.

Mudanças em seu corpo:
Gradualmente o seu bebê está se encaixando e, nas suas visitas ao médico de agora até o fim da gravidez ele provavelmente verificará o seu grau de dilatação, se é que já esteja ocorrendo alguma. A posição que o bebê
se encontra agora, também já vai preparando o seu médico para o tipo de parto que você terá. Caso o seu bebê
não esteja com a cabecinha para baixo, ao invés é o bumbum, você terá provavelmente uma cesária. É
possível virar um bebê mas não é fácil e pode estressar tanto mãe e bebê. Daí então o fato de a maioria das mulheres e médicos optarem por um parto cesária.

Andar pode se tornar uma tarefa que você não faz com tanto prazer pois sua barriga está bem pesada e, dependendo do seu tipo físico, pode incomodar ou dificultar os seus movimentos para andar.

FONTE :: E-FAMILY NET

sexta-feira, 5 de março de 2010

5 maneiras de preparar o seio para a amamentação

Especialistas lembram que não há comprovação científica sobre o sucesso das recomendações

Sempre que possível, tome banho de sol nas mamas, por até 15 minutos, no horário das 8h às 10h;

Opte por sutiãs de algodão: são mais higiênicos e deixam a região mais ventilada;

Passe uma bucha vegetal nos seios enquanto toma banho, para estimular os mamilos;

Se o seio rachar durante a gravidez, use vaselina pura ou produtos à base de lanolina;

Conchas de amamentação ajudam a estimular o bico durante a gravidez.

FONTE ::: CRESCER

quarta-feira, 3 de março de 2010

Saindo do armario

A idéia que uma imagem vale mais que mil palavras sempre é válida, nao é verdade?

A sucessora sou eu! E nós estamos radiantes com a novidade. Obrigada a todos os recadinhos carinhosos aqui.

terça-feira, 2 de março de 2010

36 Semanas

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 2750g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 34cm. Sua medida total é de 46cm.


Desenvolvimento do embrião:
Ao olhar para a sua barriga nesses dias pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebê podem não só serem sentidas como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isso ocorre quando o bebê está se espreguiçando ou quando ele troca de posição por um tempinho.

As paredes do útero agora começam a afinar um pouco pois estas estão bem esticadinhas. Quando isso ocorre, o seu bebê pode começar a perceber e a diferenciar o rítmo diurno do rítmo noturno pois ele sente que está claro e sabe que sua mamãe está fazendo uma série de coisas e, quando está escuro, ela quase não se mexe, deve estar dormindo.


Ele está também exibindo unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para operar suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.


Mudanças em seu corpo:
Agora há muito mais bebê dentro de seu útero do que líquido aminiótico. O seu útero até agora expandiu cerca de 1.000 vezes comparado com o seu tamanho original.

Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao banheiro com maior frequência, você até que já estava acostumada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do banheiro o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebê e o seu corpo precisam muito de água.

O seu útero encontra-se agora provavelmente logo abaixo de suas costelas, o que, dá uma sensação de falta de ar de vez em quando.

Agora que só faltam 4 ou 5 semanas para o final da gravidez, a ansiedade que bate é enorme. Tente controlar-se ou você acabará sendo impaciente com as pessoas à sua volta por motivos que nem você sabe.

Prepare suas roupas e papéis para o hospital. Você ainda tem tempo mas nunca se sabe quando o bebê vai querer sair. Deixe tudo mais ou menos à mão ou em lugar de fácil acesso, em caso de não ser você quem vai levar a bolsa para o hospital.


FONTE :: E-FAMILY NET

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR