sábado, 26 de dezembro de 2009

O Ciúmes e o Primeiro Filho

Todo mundo que já tem um filho, quando engravida, se preocupa com as reações que esse primeiro filho pode ter à garvidez e ao nenem que esta chegando...

Elas dependem muito da fase que o primogênito se encontra...
E claro, do temperamento das pessoas e de como a familia encaminha a situação.

Aqui em casa, o segundo filho sempre foi bastante CONVERSADO...
apesar da gravidez em si, ter sido surpresa, já estavamos planejando aumentar a familia em breve... e o João já participava desse planejamento, e perguntava claramente QUANDO teria um irmãozinho...

Achamos que ia ser um periodo tranquilo... eis que, ultimamente, as coisas complicaram um pouco...

Diariamente, ele tem feito xixi nas calças... E a "ida ao banheiro" já era algo resolvido por aqui.
A noite, ele continua usando fraldas... mas durante o dia, já rolava uma independência... que regrediu... BASTANTE!

Outra coisa é a alimentação... ele tem demorado HORAS pra terminar o prato de comida... um verdadeiro exercicio de paciencia para todos nos....

As Manhas, aumentaram... dramas... choros... e principalemente os "porques"...
Ele anda questionando TUDO O TEMPO TODO... testando nossos limites, e repetindo... repetindo... repetindo...

Claro que eu acredito que nao seja tudo isso em função da chegada do irmãozinho... porque afinal, ele esta com 3 anos, e é normal que algumas caracteristicas citadas aparecam... mas eu acho, definitivamente, que a chegada do Felipe esta abalando as estruturas por aqui!

Alguem que já tenha filhos, tem sugestões de como lidar com tudo isso?

3 comentários:

Ale Papeterie disse...

Oi Vizinha!!!

Mesmo a Cassi sendo mais velha,também demosntrou ciumes.
O único jeito é ter PACIÊNCIA!! Daqui a pouco passa!!


Bjs e Feliz Ano Novo linda!

Ale

Lele disse...

Aqui em casa o cíumes é com a Maria Claudia, que é a irmã mais velha, mas q nao mora aqui com a gente e qd ela vem se torna uma rainha!
E dai o pequeno fica mt com mt ciumes!
Bjss

Anônimo disse...

Jozita,
Aqui em casa vc sabe que foi uma atrás da outra. Desde sempre a Catarina foi tratada como a irmã mais velha, que vai ser responsável porajudar a cuidar da irmãzinha que estava vindo.
Acho que o mais importante foi no dia que aCiça nasceu. Pedi que levassem a Nina à maternidade e qdoela chegou eu escondi a Ciça. Fiquei com ela umtempão conversando e de repente perguntei a ela. Cade a barriga da mamãe? Aí que ela notou que a barriga de ontem estava vazia e comecei a instigá-la para querer ou não conhecer a irmã. Ela ficou toda curiosa e quis. Na hora já coloquei ela sentadinha no sofá e dei a irmã no colo para ela segurar. Mostrei os dedinhos pequenininhos, tirei a roupa da Ciça para ela conhecer o corpinho, troquei uma fralda e pedi que ela me ajudasse a limpar o cocô com algodão. Foi assim. Sempre disse a ela que a Ciça era um presente de Deus e que nós tínhamos a obrigação de cuidar bem. Deu certo. Lembro que no começo ela ficava indo de hora em hora no berço prara ver se a irmã tinha feito cocô para ela ajudar a cuidar...
Outra coisa. Era a Ciça dormir que eu me atracava de brincar com a Nina e na hora que eu estava ocupada com o bebê e ela me requisitava pedia a ela para esperar que agora estava na hora de cuidar do bebe e depois brincaríamos.
Os banhos tb ela sempre ajudou. E assim,agora que uma tem 5 e a outra 3 são melhores amigas. Supercarinhosas e nunca tive uma crise de ciúmes por aqui.
Ah! Diga ao João que ele tem que comer direitinho para ensinar o irmão que vai nascer e nem sabe como se come e ele, como já é grande, vai poder ensinar.
O lance do xixi acho bom não valorizar. Tipo,ele fez uma poça de xixi e vc olha e diz: - Nossa João, não deu tempo? Escapou um pinguinho? Pô cara! Da próxima vez corre mais pra chegar no vaso!
Coisas do tipo. Não valorize nenhuma das reações porque daí seráo reconhecimento para ele de que vc está notando que ele está chamando a atenção. O melhor, para mim, é não valoriza e o coloar no lugar de machinho, grandão, superprotetor do irmão, etc...

É o que acho amiga.
bjs barriguda linda
Fernanda Lohn

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR