quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os nomes mais populares

A empresa Certifixe, que reúne 19 cartórios em todo o Brasil, fez o ranking dos 30 nomes mais comuns no país. Nós acrescentamos a origem e o significado deles. Não deixe de conferir o significado de outros nomes (mais de mil!) no site de CRESCER.

1º lugar - Maria - Vem do hebraico Myriam. Há diversas interpretações: “a que deseja uma criança”, soberana, senhora, “gota do mar” ou mesmo rebelião, entre outros. A origem também pode estar relacionada ao egípcio mry, amada.

2º lugar - Ana - Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.

3º lugar - João - Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história.

4º lugar - Matheus - Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia. Vem do hebraico mattatyah (“dom de Deus”).

5º lugar - Pedro - Pedra, rocha, do latim petrus, derivado do grego pétros. Nome popular em diversos países por causa do apóstolo São Pedro, que originalmente se chamava Simão. Segundo a Bíblia, Jesus teria mudado o nome de seu seguidor porque este seria a “pedra angular” da Igreja.

6º lugar - Gabriel - Vem do hebraico Gavri’el, “força de Deus” ou “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia.

7º lugar - Luiz – Variação de Luís. Forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado, então, como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”.

8º lugar - Gustavo - Significado controverso. Provavelmente vem do nome nórdico Gustav. A origem está no nórdico antigo gund-staf, que é traduzido como “bastão de combate” ou “cetro real”.

9º lugar - Guilherme – Tradução do nome germânico Wilhelm. De wil (vontade) e helm (capacete, proteção), é interpretado como “protetor decidido”.

10º lugar - Júlia – Feminino de Júlio. Vem do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na Mitologia Romana. É possível que a origem deste sobrenome seja o grego ioulos, ou seja, “de pouca barba”, jovem. O líder político e militar Júlio César (século II a.C.), que pertenceu a esta família, foi quem tornou o nome conhecido.

11º lugar - Kauã – Possivelmente de origem tupi, quer dizer gavião.

12º lugar - Lucas - Vem do nome grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Ficou popular por causa de São Lucas, um dos autores dos quatro evangelhos da Bíblia.

13º lugar - Luís - Do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, ou seja, “sábio eminente” ou “muito prudente”.

14º lugar - Mariana - Variação de Maria, significa “relativo a Maria”, como devoção à Virgem Maria. Alguns autores associam a Marianus, família da Roma Antiga, cujo nome deriva de Marius (“de Marte” ou homem, no latim).

15º lugar - Nicolas – Variação de Nicolau. Significa “o que vence junto com o povo”, do grego Nikólas. São Nicolau (século III) deu origem à lenda do Papai Noel.

16º lugar - Rafael - Vem do hebraico refa-el, “Deus curou”. É uma referência à cura milagrosa feita pelo arcanjo Rafael ao pai de Tobias, na Bíblia.

17º lugar - Vinícius - Do nome latino Vinicius, que deriva de vinum (vinho). Também interpretado como “aquele que cultiva uva”.

18º lugar - Daniel - Significa “Deus é meu juiz”, do hebraico Dan-El. 19º lugar - Felipe - Variação de Filipe. Do grego philippos, ou seja, “amigo dos cavalos”.

20º lugar - Gabriela - Feminino de Gabriel, do hebraico Gavri’el, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”.

21º lugar - Kaíque – Possivelmente do esquimó kayak, tipo de embarcação de madeira. Outros traduzem como “ave aquática”, do tupi.

22º lugar - Samuel - Significa “aquele a quem Deus ouviu” ou “nome de Deus”, do hebraico Shemu’el.

23º lugar - Bruno - Do germânico brun, moreno, escuro. O latim brunus tem o mesmo sentido.

24º lugar - Filipe - Do grego philippos, ou seja, “amigo dos cavalos”.

25º lugar - Francisco - A origem está na tribo de Franks (do latim francus, ou seja, “homem livre”), que vivia na Germânia e emigrou para a Gália no século IV. Eles deram origem ao povo francês. O nome, por isso, é interpretado como “homem livre” ou simplesmente francês.

26º lugar - Gabrieli – Variação de Gabriela, que é o feminino de Gabriel. Vem do hebraico Gavri’el, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”.

27º lugar - Giovanna - Forma italiana de Joana. Feminino de João, quer dizer “Deus é misericordioso” ou “Deus é benevolente” em hebraico.

28º lugar - Luan – Nome inventado recentemente. Possivelmente uma variação de Luna, que quer dizer lua em latim.

29º lugar - Miguel - Significa “Deus é incomparável”, do hebraico Mikha-El. Nome do arcanjo que no Antigo Testamento derrotou Satanás, segundo a passagem bíblica.

30º lugar - Victor - Significa vencedor, do latim victor.


FONTE :: CRESCER

2 comentários:

Bibi Elias disse...

Sou leitora do blog de vcs há algum tempo e hj venho pedir uma ajudinha. Vcs têm bastante leitora, então, acho que podem ajudar bastante.
Tá tudo explicado no meu blog.
Será que posso contar c/ alguém daqui???
Beijinhos,
Bi

Lele disse...

Amiga,
Vc está linda e adorei te ver!!!
Bjss

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR