sexta-feira, 9 de abril de 2010

Acalmando seu Bebê

FONTE :: ELAINE MAIS UM
Surge um método revolucionário para acabar com o choro e prolongar o sono dos bebês - é meio estranho, tem que embrulhar, fazer barulho, mas dá muito resultado.



A técnica do doutor Harvey Karp conquistou a confiança de Madonna, do ex-007 Pierce Brosnan e até do governo americano, que a adotou em creches públicas.

“Os pais costumam pensar que o bebê chora, porque tem cólica. Mas esse é um grande erro. Eles choram”, diz o médico, “simplesmente porque não sabemos dar a eles o que eles querem”.

E afinal, o que os bebês querem? Segundo Harvey Karp, que os pais sigam seu método. Primeiro, enrolar o bebê. Exatamente: empacotar o recém-nascido em um cobertor, como se fosse um embrulho para presente mesmo. O doutor Karp explica que o bebê pode até resistir, mas logo acaba aceitando e dormindo.

Às vezes, só embrulhar não resolve. E aí vem o segundo passo: colocar o bebê de lado. Parece mágica. O pediatra vira o bebê e o choro pára na mesma hora. "É como um reflexo", ele explica.

Se o bebê resistir, o doutor recomenda fazer um chiado forte no ouvido dele. Funciona até com um secador de cabelo, sem chegar muito perto, claro.

A explicação para o impressionante resultado obtido por esse método é até bem simples: ao enrolar o bebê, balançar e fazer um ruído alto e constante no ouvido dele, estamos simulando um ambiente bastante conhecido, onde ele vivia apenas algumas semanas antes. Afinal, poucos lugares são tão apertados e barulhentos como o útero materno.

A técnica infalível para fazer o bebê parar de chorar já chegou ao Brasil. A sala da especialista em cuidados com o recém-nascido Stéphanie Sapi-Lignieres está sempre lotada. São os pais de primeira viagem ansiosos por saber como funciona a fórmula do sossego.

“O bebê, quando ele está dentro do útero, fica em uma posição que adora. A gente olha e pensa que é horrível, mas não deve ser, porque o bebê adora. Quando ele nasce, a gente quer deixar ele solto. Se ele ficar solto, ele chora. Ele fica apavorado e se debatendo, tentando encontrar o limite do útero”, explica a monitora perinatal.

“A gente faz esse procedimento e ela realmente pára e se acalma”, constata a funcionária pública Érica Guedes.

A engenheira Sandra Corrêa, mãe de Joaquim, chegou a ficar na dúvida. Achou que a técnica deixava o filho com mais calor. Resolveu tirar tudo... “Mas não deu muito certo e voltei para o embrulhinho. Procurei tecidos mais leves”, conta ela.

Grávida, a mãe embalava o bebê ao caminhar. Agora ele quer balançar. “É um balançar vertical e suave, não é chacoalhar. Chacoalhar bebê pode ser até perigoso”, alerta Stéphanie Sapi-Lignieres.

Na casa da vendedora Luciana Arruda Silva, ninguém ouviu falar das técnicas do médico Harvey. “Tem que deixar ela sempre no colo. Se eu deixar ela sozinha, ela começa a chorar”, conforma-se a mãe.

Joana chorava havia 15 minutos, desde que tinha mamado. A repórter ensinou a técnica para a mãe.

“Quando eu vi você colocando a manta, eu achei que não dar certo, porque ela é muito calorenta e ela ia espernear. Eu achei realmente que você não fosse conseguir. É um milagre mesmo”, espanta-se Luciana.

do Fantástico



Não sabe enrolar o bebe no cueiro? Clique neste link e aprenda.


(eu confesso que não gostei muito dessa jeito para enrolar a criança (do último link)... Tem um jeito que o bebe fica com os pés bem presos também... Vou esperar para ter meu filhote no colo para "criar um vídeo" com a tecnica de enrolar o bebe no cueiro - e tb verificar se esse método do Dr. Harvey Karp funciona mesmo!)



Pais de primeira viagem costumam ficar de cabelos em pé quando seus bebês começam a chorar. Agora, a mãe-cantora Priscila Duston, de 32 anos, diz ter descoberto uma fórmula mágica para acabar com os momentos de desespero. Ela passou oito anos estudando os grunhidos de seu bebê e de outras crianças e conseguiu dar significado a cinco sons.

"Neh", diz ela, quer dizer que a criança está com fome. "Owh" é o som que os bebês fazem quando estão com sono. "Eh" vem quando é hora do arroto. "Eairh" indica dor por gases e "heh" significa que a criança está desconfortável.

A linguagem universal dos bebês serve para evitar o choro histérico e 90% das mães que adotaram o método disseram que ele funcionou.


Imagens: Reuters
© Copyright 2006, Terra Networks, S.A

2 comentários:

Luciana disse...

Muito boa essa reportagem, com respeito a embrulhar o bebe me apertadinho, isso eh super real. Tenho uma menina que vai fazer 3 em maio e um bebezao de 6 meses. E eles so ficavam quietinhos se ficassem bem embrulhadinhos!

Muito boa essa materia gostei muito!

Sarah Raquel disse...

Será que existe um limite de idade para esse método? Não sei, mas vou tentar, depois eu falo como foi a experiência.

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR