sábado, 19 de abril de 2008

O teste de gravidez

Gravidez por si só já é uma experiência complicada quando planejada. Quando te pega de surpresa então... Dizem que menos de 10% dos casais efetivamente planejam uma gravidez. Como eu não gosto de ser “a fresca”, me enquadro na maioria, que achou que era só a TPM quando acordou com os peitos enormes e doloridos, a menstruação atrasada, chorando ao assistir o comercial do menininho que vai ganhar uma irmãzinha e tem medo de pintarem o quarto dele de cor-de-rosa.

Para os casais “tentantes” é normal ter alguns testes de farmácia na gaveta, é normal saber o dia da ovulação, essas coisas de gente planejada. Como a única coisa que eu estava tentando era perder os 2 kg que toda mulher precisa perder, nunca me passou pela mente descobrir meu período fértil, que dirá incluir um teste de gravidez na caixinha de primeiros socorros. Não sei qual a pior parte: ver o resultado do exame ou criar coragem para ir até a farmácia comprar o exame. Quando você chega ao estágio de comprar o teste é porque a suspeita é séria mesmo.
O atendente da farmácia nunca ajuda, só atrapalha. Quando você pede o teste de gravidez, ele sempre apresenta 97 opções diferentes e pergunta qual é a da sua preferência. Como se teste de gravidez fosse sabão em pó, você já sai de casa sabendo qual comprar. Meu critério foi comprar a marca mais cara e com a caixa mais bonita. Se é mais caro a gente imagina que é melhor, mais preciso, certo? Nesse caso, a marca ainda oferecia dois tipos de teste. A diferença? Nem o atendente da farmácia sabia, devia ser algo como Naldecon Dia e Naldecon Noite ou Tampax com aplicador e Tampax sem aplicador, no final das contas é tudo a mesma coisa. Peguei o mais bonitinho e fui-me embora com a sacolinha.

No carro é aquele papo chato até chegar em casa. O marido diz: não deve ser nada... Você responde: se eu estivesse grávida eu saberia... Mesmo assim os dois pamonhas estão ali, com o saquinho na mão, desesperados pra chegar logo em casa e fazer o bendito teste.
Quando finalmente chegam, a mulher não quer parecer desesperada e finge que está realmente apertada e que precisa ir ao banheiro. Não importa se você acabou de atravessar o deserto do Saara correndo e sem beber água: o xixi sempre aparece na frente do palitinho. O pai em potencial fica sem saber o que fazer nesses longos minutos entre o xixi no palito e o resultado do teste. Ele não pode (e nem deve) ficar assistindo a saga da mulher para acertar aquela pontinha minúscula sem molhar a mão ou o visor do resultado.

Ok, acabou. Você já acertou a mira, até deu aquela espirradinha na mão, mas nada que água e sabão não resolvam. Prepare-se: acaba de começar a contagem regressiva para os três minutos mais longos da sua vida. Tem gente que larga o negócio e só vai ver o resultado depois de passado o tempo. Outras pessoas ficam olhando fixamente o visor durante cada minuto, como se a força do pensamento fosse capaz de alterar o resultado. No meu caso foi desesperador, pois passados os 3 minutos o diagnóstico foi “meio-grávida”(!?).

Quem já fez esses testes de farmácia deve se lembrar que um risquinho indica não-grávida enquanto 2 risquinhos significam que você vai colaborar para a perpetuação da espécie. Comigo foi um risquinho forte, decidido e um risquinho encabulado, fraquinho... Ainda havia esperança para mim! Um dos risquinhos não tinha muita certeza do meu resultado e eu poderia aprender com o susto, me cuidar melhor dali em diante e iniciar minha linhagem dentro de dois anos, conforme o planejado. Para fazer a auditoria do meu resultado potencialmente negativo, tirei uma foto do teste com o celular e mandei para a minha cunhada avaliar. Essa sim era uma mãe ideal, que planejou a gravidez e já tinha feito vários testes. Não é que ela disse que aquilo era positivo? Não é possível! Eu ia ter que fazer o exame de sangue para provar que era negativo...

Às 6h da manhã em pleno domingo eu e o maridão estávamos na porta do laboratório. Quando o laboratório abriu parecia o estouro da boiada, os dois saíram em disparada sala adentro procurando o guichê mais próximo. Colhido o sangue agora tínhamos que esperar TRÊS DIAS pelo o resultado. Desumano fazer isso com um casal a beira de um colapso como nós... Por pura teimosia chegamos em casa e fomos direto pro computador. Coisa boa dos tempos modernos é essa facilidade em acessar o resultado dos exames via Internet.

Depois de quase 8 horas prostrada em frente ao computador, digitando e redigitando aquele número de protocolo, saiu o resultado! É bem inteligente o jeito que eles mostram o resultado, não é POSITIVO ou NEGATIVO, é um monte de números sem sentido e você tem que interpretar o resultado de acordo com uma tabela que vem embaixo. É inteligente porque não mata o casal de susto de supetão, vai matando aos poucos, enquanto os dois tentam desvendar que raio de resultado é aquele.A gente viu, reviu e ainda assim não acreditou. Precisamos consultar mais 6 pessoas, inclusive um médico, para ter certeza de que o resultado era aquele mesmo. Não tinha jeito... nossa linhagem ia começar ali mesmo...

8 comentários:

Jo disse...

meio positivo...
sei bem o que isso significa..
devia ser proibido um resultado assim ne?
:)

Sejam bem vinda!

Carolina Souza Lima disse...

Carolzinha!! Adorei esse texto! Ja disse, mas quero dizer de novo!

Nao havia indicação mais apropriada para esse blog..

E sua carinha na foto!?? DEMAIS!!!

Beijocas! E parabens pelo baby e pela participação aqui no Data!!

Carol

Unknown disse...

Oi Carol!
Seja bem vinda! Que delicia de texto, super bem escrito e apropridao.
Ahh desculpa, nem me apresentei: sou a Vanessa, uma das socias do data.
Seja bem vinda!

beijos!

Anônimo disse...

Oi Carol..
Já disseram, mas vou repetir achei seu texto DEMAIS !...Ultimamente tenho pensado muito nessas coisas..quase comprei um teste na farmácia, mas não tive coragem, aí enrolei mais um pouco...e então a bendita veio..escapei do teste esse mês, veremos no próximo. Detalhe, enquanto a dúvida persistia, o maridão colocava o ouvido na minha barriga e dizia que estava ouvindo algo diferente lá dentro, parecia um coração...rsrsrss..será que estávamos anciosos ?!

Carol Reis de Andrade disse...

Obrigada a todas pelas boas vindas!
Espero não desanimar as mamães "tentantes" com meus insights sobre gravidez!

Re disse...

Conheci seu blog por indicação da Luana e ameiiiii!! Nao estou gravida, pretendo ficar so no ano que vem, mas quero muito acompanhar a sua gravidez e me preparar pra minha!! Bjs

Anônimo disse...

Oi Carol..nao estou gravida..mas quero acompanhar sua gravidez...tá!?
Ai ja fico craque...kkk
Bjs
Núbia RJ
nubiarj_56@hotmail.com

Unknown disse...

Oie... etava aqui na net procurando resposta para o meu dilema, e achei seu texto..kkk adorei !!! e relmente o q agente sente, faz q nao ta nem ai mais no fundo ta super anciosa ne..

adorei msm.. bj!

PS- desculpe os erros na mensagem, meu teclado ta desconfigurado...

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR