quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O primeiro pré-natal

Gentem!!! Este post na verdade é de ontem - 01/10. Mas a Net caiu aqui por quase 24 horas... Grrrrr!!!
Então, vai com um atrasinho o relato do meu primeiro pré-natal!!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Bem, queria começar este post agradecendo pelas visitas e pelos comentários lindos que temos recebido aqui! Meninas!!

Venham sempre e deixem seus testemunhos! É muito bom saber que estamos juntas nesta louca felicidade de ser mães!! Ah! E eu sugiro às visitantes que leiam os comentários, pois além de lindos eles trazem um montão de dicas! E eu prometo publicar várias delas aqui, viu?

Hoje, exatamente um mês após eu saber que estou grávida, fui à minha primeira consulta de pré-natal. Claro que eu estava mééééga-ansiosa, achando que ía chegar lá e descobrir que era tudo mentira, que meu feijãozinho é fruto da minha imaginação...

Nossa, pensei em tantas hipóteses - que a médica não ía me atender, que ía dizer que não aceita mais meu convênio, que tudo ía dar errado!! Só não pensei que seria tão simples e tranquilo... Né? Sempre é assim!!

Meus exames estão todos ótimos, meu peso está zerinho, minha US está normal para o período, ou seja, nada de espetaculoso! Graças a Deeeeus!!!! Mas acho que eu fico tão assustada porque meus sintomas são muito leves até agora. Depois daquele enjôo-plus em Maceió - que contei em outro post - o máximo que eu sinto é sono, um pouco de tontura, uma leve indisposição de manhã, dorzinha de cabeça que nem a da menstruação... Tudo tão calminho que às vezes até esqueço de Juninho!!!

Mas vamos ao que interessa: levei uma LISTA de perguntas pra médica e vou contar pra vocês o que ela me respondeu. Algumas das minhas perguntas podem parecer piração pras mais experientes - mas marinheira de primeira viagem não pode ter vergonha de perguntar nada, certo?
Então vamos lá!

VACINA DE RUBÉOLA: Eu tomei em 2002, mas meu marido estava pensando em tomar nesta campanha que aconteceu agora. Disseram a ele que, se ele tomasse, teria que ficar 3 dias longe de mim, pra evitar contágio... Segundo a médica, isso foi desculpa dele pra não tomar injeção. A grávida pode conviver sem problemas com pessoas recém-vacinadas.

CREMES PRA EVITAR ESTRIAS: Ela me indicou o Gerare, mas foi muito clara: se você tiver tendência a ter estrias, vai ter. Não adianta nada!!! Acontece que cada pele tem um limite de elasticidade. Se a sua pele atinge este limite, sinto muito, surgirão estrias. Ela contou de uma grávida que começou o pré-natal pesando 100kg e engordou só 3kg durante a gravidez - mas teve estrias mesmo assim!! Argh!!

GANHO DE PESO: Ela quer que eu ganhe 12kg. Achei muito!!! Mas ela diz que até 16 é aceitável. E eu que estava pensando em não passar de 10!!! Meu marido vai fugir de casa ahaahahahahaha!!

VIAGENS: Como eu provavelmente vou viajar de avião, perguntei a ela se tinha problemas. Ela recomendou que, no caso de viagens longas, eu use meias de alta compressão - ui!! - para grávidas e caminhe pelo avião a cada duas horas, além de alongar as pernas, mexendo os pés de tempos em tempos pra favorecer a circulação. Achei que isso era pra prevenir varizes, mas ela disse que mesmo quem não tem varizes pode apresentar retenções e até uma trombose durante a gravidez.

EXERCÍCIOS: Bom fazer, mas depois da US morfológica do primeiro trimestre, quando se pode ver melhor o bebê e se certificar que tudo está ok. Aliás, já tá até marcada: 17/10!

A ESCOLHA DO PARTO: Bem, conforme eu prometi no meu post sobre parto, já dei logo uma enquadrada na médica, pra ver qual seria a reação dela. Perguntei quando e como deveríamos tomar esta decisão, pois eu tinha muitas dúvidas ainda sobre o parto normal. E ela me respondeu na lata: "Quando tomar a decisão? Na hora em que seu filho estiver nascendo. Parto É normal. Você tem todas as condições de ter um, a não ser que a gente perceba o contrário, a partir do oitavo mês de gestação. Pare de ouvir estas coisas horríveis que andam te contando. Seu parto será ótimo." E ponto. Me pegou de calça curta... E sabe de uma coisa? Eu até que gostei disso hehehehehehe!!!

DÚVIDAS DE PARTO QUE MENCIONEI: Disse a ela que tinha medo do corte. Ela me disse que são apenas de 4 a 6 pontinhos. E que se não fizermos este corte, o bebê rasga tudo com a cabeça. E aí fica bem mais difícil costurar depois. Perguntei também sobre os casos em que se quebra a clavícula do bebê durante a passagem. Ela disse que isto também acontece algumas vezes, e que volta pro lugar em questão de dias, porque os ossos do recém-nascido são molinhos e grudam rápido. O máximo que se faz é colocar um alfinete de fralda na manguinha da roupa, pra que ele mantenha o bracinho junto ao corpo, só pra não doer... Ai tadinho!!!

DEPILAÇÂO: Juro que li em vários lugares que não se pode fazer depilação dolorosa com cera até acabar o primeiro trimestre. E por causa disso eu já estou parecendo o Tony Ramos... Afff!! Mas segundo a médica, tudo frescura! Ela deve estar achando que eu sou louca!!

Mas o bom é que demos boas risadas e eu saí de lá tão aliviada que foi até difícil trabalhar à tarde... Deu um sono mooooonstroooo!!! Fui dormir às 21 horas em ponto hahahahaha!!!

Beijo grande, meninas!! Depois eu volto pra falar das primeiras compra$$$!!!

Nenhum comentário:

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR