domingo, 1 de março de 2009

31 SEMANAS

Bem, amigos da Rede Globo...

Conforme o prometido, esta semana começo a fazer uma espécie de boletim semanal da nossa jornadinha. É o cúmulo da contagem regressiva, né? Mas a cada dia que passa eu realmente me sinto contando, principalmente agora que estamos quase chegando ao final dessa “primeira etapa” do caminho hehehehe!!!

E a internet nessas horas só ajuda - ajuda a gente a enlouquecer de vez com tanta informação hahahaha!! A cada dia eu ligo o computador e lá está o ticker fazendo a contagem... Sem falar que todo domingo eu recebo uns 5 boletins enviados pelos sites de bebês, explicando tudinho tim tim por tim tim... É pra pirar na batatinha mesmo - preciso descarregar em cima de alguém hahahahaha!!

Bom, antes de começar a contar, preciso primeiro explicar um pouco mais sobre esta bendita contagem. Devo confessar que somente agora, faltando meros dois meses pra parir, eu consegui finalmente entender o grande mistério que envolve a gravidez – afinal de contas, como é que a gente conta este período???

A gestação dura em média 40 semanas ou 10 meses lunares – isso contado a partir da data de sua última menstruação, já que nem sempre é possível saber o dia e a hora em que a cegonha passou, ou as sementinhas se encontraram lá dentro... Enfim!

Os médicos usam a contagem por semanas, mas a maioria das pessoas normais conta mesmo por meses convencionais, ou solares. Meses lunares têm 28 dias – tempo em que a lua atravessa suas fases. Por isso são 10 lunares, em vez de nove. O único mês convencional que equivale a um mês lunar é fevereiro, que tem 28 dias, né? :o)

Sendo assim, posso dizer hoje que estou grávida de:

- 31 semanas completas, ou...
- Que falta apenas uma semana para que eu complete sete meses lunares, ou ainda...
- Que na próxima terça, dia 3 de março, eu completo o sétimo mês convencional da gestação de nove meses!

Ufa!! Será que deu pra entender? Hahahahahaha!!

Então, vamos ao que viemos! O que acontece agora, comigo e com o Tiago, nesta 32ª semana de gestação (segundo o site Baby Center):

Você vai começar a perceber uma mudança nos movimentos do bebê -- eles passam a ser menos bruscos, porque já não há tanto espaço no seu útero, portanto nada mais de cambalhotas. O bebê move a cabeça para os lados, os órgãos continuam a amadurecer e uma camada de gordura está se acumulando sob a pele dele.

Comentário: OK, não são tão bruscos, mas não menos radicais que antes. Tem dias em que tenho a nítida impressão de que ele quer conhecer as minhas costas...

Enquanto o bebê não encaixar no seu quadril (o que acontece por volta das 37 semanas no caso de primeira gravidez, e pouco antes do parto no caso de gestações subsequentes), você talvez sinta falta de ar, como se não entrasse ar suficiente nos pulmões (ou como se tivesse vontade constante de bocejar).

Comentário: Talvez é muito suave, fia... Falta de ar é rotina agora!! Esta semana sinto que o Tiago está de cabeça pra baixo – os soluços ajudam a gente a localizar a cabecinha dele!! O popozão está do lado direito e as perninhas... Bem, parece que tem perninha e bracinho por todos os lados!!

Isso acontece porque o útero está pressionando seu diafragma -- o músculo achatado que auxilia na respiração. Relaxar ajuda, portanto tente descansar o máximo que puder. O descanso também é positivo se seu bebê estiver menor que o esperado.

O peso da barriga está provocando dor nas costas? Prefira sapatos de salto baixo, e tente não pegar peso, para não forçar suas articulações, que estão mais frouxas.

Muitas mulheres têm dor nos quadris com o avanço da gravidez, e, em alguns casos, os ligamentos que sustentam a pelve ficam tão frouxos que a articulação que segura os ossos da região simplesmente não funciona direito. É a disfunção da sínfise púbica, um problema que provoca bastante dor, e pode ser amenizado com o uso de cintas ou faixas especiais. Gravidez não é moleza, é? Ainda bem que é por um excelente motivo.

Comentário: Pois é... a rapadura é doce, mas não é mole!!!

Os braços, as pernas e o corpo todo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo -- e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer.

Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos.

Bom, li também que esta semana os pulmões do bebê começam a liberar os surfactantes, que o ajudarão a respirar quando nascer. E as conexões do cérebro estão cada vez mais complexas. A vida não pára!!!

4 comentários:

Andréia disse...

Amiga!!!! Estamos no MESMO barco! hehehehehe
Mas como você disse...A vida não pára! Graças a Deus!!!!!!!!!!!!!


Beijão!!!!!!!!!!

Claudia Aragao disse...

Caramba acabei de ler e estou morta de cansada com falta de ar e dor nas costas. Socorro
Mil beijossss
Tia Claudia

Anônimo disse...

Oi Nanda! Achei seu blog em uma pesquisa no Google sobre diabetes gestacional, pois também estou com este problema... e incrível... temos a mesma idade gestacional, 31 semanas... meu marcador está contando 62 days to go hoje, assim como o seu.. minha DUM é 27/07/2008 e DPP 03/05/2009, mas acho que a NINA nasce antes, finzinho de Abril, vamos ver... enquanto isso vou controlando a dietinha :/ fazendo caminhadas e arrumando as últimas coisinhas... Saúde e felicidade pra vc e o Thiago! Beijos.

Sara e Ale disse...

Oi Florrrrrr
Eita eu conto os minutos pra fazer aniversário da barriga rs ..
Toda quinta feira eu espero os benditos boletins
E não contente com eles fuço tudooooooooo mais o que posso é mole...

Estamos quase la.......

Bjs em vc e na barriguxa..

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR