terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Diabetes Gestacional

Bom, meninas, vamos por partes, como faria meu colega Jack o estripador rsrssrsrs!!!


Em primeiro lugar, brigada de monte pela amiga Flávia, que mandou o link para a legislação que impede os hospitais de cobrarem pelo acompanhante na sala de parto. Isso é realmente importante e todas nós devemos ir preparadinhas pra não passar perrengue bem no dia em que será o dia do dia mais feliz de nossas vidas!!!!

Estou copiando aqui procês lerem o resumo da lei federal:


Titulo: .: Paternidade - Lei Federal Nº 11.108 - Direito a acompanhante
Autor: Governo Federal do Brasil
Referência: Lei sancionada pelo presidente da República do Brasil, garante à mulher o direito de ter acompanhante no pré-parto, parto e pós-parto.
Idioma: português
Resumo: A Lei Nº 11.108, sancionada pelo Presidente da República em exercício, em 07/04/2005 e publicada no Diário Oficial, em 08/04/2005, altera a Lei Nº 8.080 para garantir às gestantes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, rede própria ou conveniada.

Ou seja, ela existe mesmo!! Nada de cair na conversa desse povo de hospital!!!

***************************
Mudando de assunto, olha aqui o focinho do nosso Tiago!!! Ainda estou preparando um videozinho com os melhores momentos do ultrassom morfológico, que é beeem longo. Mas estas são as melhores imagens, com toda a certeza!!!




***************************

Bom, agora vamos ao assunto do post propriamente dito. Eu sabia que ía abordar a Diabetes Gestacional esta semana, pois meu ultrassom indicou uma suspeita - e meu exame de glicemia acaba de confirmar... Estamos doces demais :o(

Pra quem não sabe, mesmo quem nunca teve glicose alta, nunca foi formiguinha e nem mesmo tem parentes com diabetes, pode sim desenvolver o problema durante a gestação. Isso acontece porque o corpo precisa de doses extras de insulina neste período - e algumas pessoas simplesmente não conseguem produzir esta quantidade adicional, o que acaba ocasionando o aumento da glicose no sangue.

Minha mãe também teve diabetes gestacional quando estava grávida de mim - e nem ela nem eu gostamos nadinha de doce. Na verdade, eu nem tinha me ligado neste fato até aparecer a suspeita no ultrassom. Meu ganho de peso não foi exagerado até então, ou seja, nunca pensei que eu poderia estar com a glicose alta. Aliás, acho que nem minha obstetra contava com isso!!

Mas como se percebe a diabetes? O primeiro indício é a quantidade alta de líquido na placenta. O tamanho do bebê também é uma pista. Tiago está grandinho para sua idade - e se eu continuar dando bobeira, ele pode nascer grande e gordinho... Lindo pra quem vê, mas, segundo os especialistas, um bebê mais lento do que os outros, que costuma ter dificuldades para mamar e até mesmo para respirar.

A diabetes em si pode simplesmente desaparecer depois da gravidez. Em poucos casos a mãe continua diabética depois do parto. Mas o bebê fica com uma tendência a desenvolver a diabetes do tipo 2 quando adulto. E ninguém quer deixar uma herança dessas para o filho, né?

Bom, juro que não estou apavorada. Acredito que isto aconteceu porque realmente eu tenho comido mais coisas com açúcar. Além de ter deixado os adoçantes de lado, eu fiquei mais boca-boa pra doces durante a gestação. Sem contar que passei semanas de férias, seguidas por natal, ano novo... Ou seja, chutei o pau da barraca com força - e agora estou esperando as orientações da minha médica pra descobrir o que fazer nestes próximos meses...

Prometo voltar em breve com mais informações sobre este problema - e sobre as soluções dele também!!
Acabei de falar com a médica e vamos nos ver na próxima sexta-feira!!

Até lá, beijos sem açúcar pra todas vocês!!! :o))

7 comentários:

Flavia disse...

Nanda,como ele está lindo!!!!!

Vanessa disse...

Que fotinhos fofas do Thiago!!
Uma gatao ja desde a barriga!!

Fique tranquia quanto a diabetes mesmo, eh bem mais comum que pensamos e vc se cuidando, vai ficar td bem!

Mande email para mim, preciso falar com vc!
beijos!

Andreia disse...

Eita Bebêzão gostoso Mamãe!!!! rsrs
Ainda não fiz morfológica da minha bonequinha, estou super ansiosa!!!!
Quanto aos doces, é difícil, só em falar já sinto o gostinho do chocolate! rsrsrsrs Mas vamos nos esforçar né? rsrsrs

Beijão!!!!

Dayse disse...

Que fofo!!!!
E o bico hein??? Muito bunitinho hehehe
Eu tambem não sou chegada a doces não, mas já no salgado hummmmm o meu medo é de engravidar e engordar demais, mas vamos ver né!
Grande beijo

simone disse...

nanda, deus so podia msm dar a vcs este lindo anjo, pois vcs merecem tudo de melhor, pq vcs transbordam , paz ,amor,fraternidade, amizade se eu fosse inumerar aki teria que escrever um pergaminho.
bjbsbjsbjsbjsjsbjsbjsb pra vcs amo vcs do fundo do meu coração.
simone

Sil Cavalcante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sil Cavalcante disse...

LINDO ele...
Tiago Baby... Dinda aguarda ansiosa...
Gu, qto ao lance da D.G. é só se cuidar diretinho... nada demais... e ambos ficarão bem.
Amanhã estarei de plantão e tentarei te ligar à noite para saber sobre a consulta, qq. coisa nos falamos no sábado.
Love U all...

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR