terça-feira, 24 de março de 2009

Grau da placenta + Pausa para reclamar!!

Ai, gente! Hoje eu não conseguiria evitar um post queixante... Dá licença pra eu reclamar um pouquinho?

Caramba!! Estou toda dolorida de tanto levar porrada!! E nem dá pra fazer um B.O. básico, porque as agressões são pelo lado de dentro hahahahaha!! Deve estar tudo roxo e bem amassado aqui na lataria!

Ontem eu quase consegui pescar um pé, que tentava sair pela lateral direita. Teve uma hora em que o treco foi tão forte que eu dei um grito, de nervoso mesmo! Parecia que a minha pele ia arrebentar – e dava pra ver a trajetória do calombo indo e vindo até as minhas costelinhas! Afff!!

E o meu quadril? Lembro que no comecinho da gravidez, eu tinha a sensação de que minha bacia estava se soltando do eixo. Agora isto vai acontecendo outra vez, com a diferença do peso que estou carregando... Esta noite, quando fui me virar beeem devagarinho pra poder me levantar e ir na “casinha”, meu quadril deu um estalo tão alto que acordou marido! E pra voltar a dormir depois de sentir seu corpo descolando pelo meio? Não dá, fia! Esquece!! Fui pra varanda ver o dia amanhecendo...

Acho que isso deve ser mesmo um treinamento pra virar noite. Estou dormindo mal pra burro – e depois passo os dias batendo cabeça. Juro que morro de medo do Tiago vir antes do tempo, mas tem horas em que dá vontade de rezar pra ele sair logo!! Ai credo!!

Bom, estou aqui contando as horas pra consulta com a médica, pra chegada de mamãe... E pro dia 3 de maio, claro!! Hahahahahaha!!

Deixo vocês com um texto sobre placenta, que descobri esta semana. É que no último ultrassom, apareceu que a minha placenta está heterogênea e de grau II. Então fui pesquisar pra entender um pouco mais sobre este assunto!!

Beijos e saúde seeeempre!!

***************************************

A placenta, conforme evolui-se na idade gestacional, apresenta uma crescente deposição de cálcio. Essa deposição, microscópica no início da gestação, pode tornar-se macroscópica no final desta.

Em 1979, através de um estudo de imagens de ultra-sonografia, Grannum percebeu que era possível classificar a placenta em sua maturidade, observando-se os depósitos de cálcio vistos durante as Ultra-Sonografias. A classificação, então, foi padronizada em 4 graus de maturidade diferentes: grau 0, 1, 2 e 3.

Numa Placenta Grau 0, não há sinais de calcificação, apresentando uma textura homogênea. É a placenta observada durante o primeiro trimestre da gestação. Já a Placenta Grau I apresenta calcificações esparsas e uma textura ondulada, e é aquela vista desde o segundo trimestre da gestação. Uma Placenta Grau II é aquela que apresenta uma calcificação já bastante acentuada, principalmente na parte que fica ligada ao útero. Este grau de maturidade placentária não costuma ser visto antes da 30.ª semana da gestação, e é a mais freqüente no momento do parto. Em 40% a 50% dos casos, uma Placenta Grau III pode ser vista a partir da 35.ª semana da gestação, e sua característica é a calcificação generalizada, sendo vista numa ultra-sonografia sob o formato de um anel.

Grannum observou, então, que há uma relação entre o Grau de Maturidade Placentária e a maturidade pulmonar do feto, sendo que esta é de 100% quando a placenta atinge o Grau III, embora isto não seja um consenso unânime entre os estudiosos.

Mas o mais importante não é a avaliação da maturidade pulmonar, e sim a relação entre calcificação placentária e o retardo do desenvolvimento fetal, por exemplo, quando se apresenta uma Placenta Grau II antes da 32.ª semana ou uma Grau III antes da 34.ª semana da gestação.

10 comentários:

Dayse disse...

Nanda olha que legal esse link:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI18545-10570,00-PENSAMENTOS+BACANAS+DE+SE+TER+NA+GRAVIDEZ+PARA+QUANDO+VOCE+NAO+ACORDAR+MUIT.html

O mundo da Dani disse...

eu tava com duvidas sobre o grau da placenta, o meu te grau II tb...
amiga hoje fiz novamente a tal curva glicemica... aff... tudo pelos nossos bebes né... semana q vem farei a ecografia com ecodoppler, pois o medico ta achando meu Davi muito gordo...

bjusss

Andréia disse...

Menina!!! Não fala não....tô pedindo 'arrego' também! rsrsr
Dói tudo: costelas, costas, quadril, pernas etc etc etc Só não dói o cabelo...rsrsrsr

Beijão!!!!!

Anônimo disse...

Bah, tb to querendo me queixar. tô parecendo dona elefanta, os pés estao tao horriveis que olho e começo a rir pra nao chorar e as maos doem muito e formigam, nao tenho força nelas, ta tudo gigante. quero fazer mil coisas mas o corpo nao acompanha. pra me virar na cama que triste e levantar pra ir na casinha entao, tenho vontade de chorar. hoje fui na medica e parecia mais uma consulta com o psicologo pq a Louise, minha nenem tá ótima, mas eu to em frangalhos, parece que meu corpo e minhas emoções vao explodir a qqr momento. to com 37 semanas e a medica falou que talvez com 38 semanas podemos marcar uma cesária. fiquei meio chocada pq sempre quis normal, e apesar de todos esses pesares, eu decidir pela Louise a hora que ela tem que nascer me pareceu muito estranho, como se eu fosse tirar ela do lugar antes do tempo, a força, na marra. sei la. rsrs. coisas de neuroses dos ultimos tempos acho. Um beijao pra ti. e lembra que nao estás só, pois muitas de nós tambem estamos partilhando essa lutinha. rsrsr.
katia-Poa

Sara e Ale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara e Ale disse...

Oi Nanda
Pior que é isso e as vezes muito mais
Tem horas que eu simplesmente travo.
Nao consigo levantar da cama de jeito nenhum
Fora que a gente vai tanto no banheiro que quando volta e ta quase achando uma posição pra dormkir.. hora de ir no banheiro de novo
Essa nossa vida não é facl rs

Bjs

Sara e Ale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara e Ale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Aragao disse...

Gente eu já uma vovó estou adorando esses comentários de vcs, dou gargalhadas. Agora fico imaginando quando nascer : ele chora muito, dorme bastante , não engordou esse mês, será que ta com calor... Vocês vãO TER PERGUNTAS E RESPOSTAS para toda vida e muita duvidas. Beijos

Anônimo disse...

Tbém estou gravida pela segunda vez!! meu 1º filho tem 9 anos fiquei xocada no inicio mas agora ja estamos super felizes com a chegada do Alex...estou com 20 semanas a barriga ta redondinha..linda!! mas agora tudo ja começou a ficar apertado....as roupas antigas nem pensar...quando vou me vestir é uma tristeza..fui comprar roupas...piorou minha situação tudo o que gosto provo e me acho horrível!!! snif...isso que só engordei 5kg, imaginem daki mais 1 ou 2 meses!!!
Léo - Floripa

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR