domingo, 21 de setembro de 2008

Pedindo e dando dicas

Oi gentemmmm!!

Tô empolgada hoje!

E aproveito pra começar a seção DICAS deste blog! Afinal, tenho certeza de que vou passar os próximos 7 meses, pelo menos, pedindo dicas pras minhas amigas mais experientes, que já são mamães ou que estão na reta final, como é o caso da Ely, que deixou um comentário aqui e está prestes a ganhar um casalzinho de gêmeos!! Que lindo!!

Parabéns querida! Que Deus abençoe muito vocês três! Ah! Vi que moramos na mesma cidade!! Vamos manter contato, viu?

Bão. Já vou pedir aqui a primeira dica - e pra limpar a minha barra, aproveito pra dar uma dica também! Pois é - em tão pouco tempo, já tenho uma dica preciosa pra quem está começando a caminhada!!

A dica que eu quero é sobre leitura na gravidez. O único livro que tenho é o "Bebê - Manual do Proprietário", que dei de presente ao meu marido, pra que nós dois comecemos a entender o funcionamento do nosso aparelhinho hahahahaha!!! Já rimos à beça com as explicações, bem no estilo manual mesmo, mas que quebram um galhão!

E aí? O que compensa e o que não compensa ler neste período? O velho Delamare, que todas as nossas mães tinham na cabeceira, ainda é indispensável? Encontrei ele por 70 Reais na Siciliano. Nem achei tão caro. É o mesmo valor do "hit" das grávidas - "O que esperar quando se está esperando". Esse é bão? Quem leu aí, por favor, me ajuuuude!!!

Agora a dica que prometi pra quem tá começando - e vale pra todas neste período!!
Meninas, em tempos de informação de sobra, precisamos ativar nosso filtro de conteúdo!!
Sei que as dúvidas aparecem em fila indiana na nossa cabeça. Mas se formos correndo pra internet toda vez que pinta uma pergunta, vamos ficar loucas antes do quinto mês!

A internet, aliás, é uma fonte de tragédias, histórias apavorantes, ameaças fatais... Coisas que a gente precisa mesmo filtrar, pra não virar umas paranóicas! E os programas do Discovery Home and Health? Tem uns lindos, mas também é preciso filtrar. Pare de assistir àqueles partos dolorosos e todas aquelas criancinhas com malformações... Credo!! Não precisamos assistir isto justo agora. É muita tortura!!

Essa tendência trágica, aliás, parece que atinge as pessoas também, principalmente as de mais idade. Por que será que todo mundo tem uma história horrenda de parto pra contar pras grávidas? Faz parte do pacote? Outro dia minha sogra veio me contando de uma mulher na cidade dela que, desde que o filho nasceu, sai sangue do umbigo - o umbigo DELA!! Adicione aí os detalhes sórdidos... Liiitros de sangue! E o menino tem uma doença rara, solta fluidos escuros por todos os buracos do corpo! Precisa me contar isso, meu Deus?

E as teorias? Em menos de vinte dias eu já recebi 468 dicas de dieta, 237 recomendações sobre o parto, 1.514 sugestões de nome... Sei que tudo isso é amor das pessoas, é vontade de ajudar e participar deste momento tão especial. Mas é preciso meeeesmo dar uma filtrada, pra gente não ficar biruta! É tudo uma questão de treinar o ouvido e seguir em frente, que atrás vem gente!!!

Beijo enorme, meninas!

Aguardo ansiosa pelas dicas de leitura!!

Boa semana pra todas!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Nanda, lendo seu post, me vi a uns meses atrás qdo soube eq estava grávida...heheh corri para a net, primeiro foi a calculadora para ter noção de qdo meu bb(até então 1) nasceria, depois foram os livros. Comprei a Agenda da Gravidez para mim e dei para o meu marido o Manual do Homem para sobreviver a gravidez(convenhamos, que tem que sere um guerreiro para sobreviver viu...heheh)Não é fácil não...
Eu tenho aqui o Criando meninos, não li tudo...se quiser eu te mando...Ou melhor vms esperar né...vai que vc precise do Criando meninas...heheh
Que bom saber que estamos pertinho...Se tiver msn me add eli_carlos2304@hotmail.com

Bjus na pancinha

Anônimo disse...

Olá Nanda,

Sempre passo por aqui, e to achando otimo uma gravidinha fresquinha!!! Alias, sou tb amiga de umbigo, estou completanto 7 semanas, ontem fiz meu primeiro ultrason, nossa que emoção, ouvir aquele coraçãozinho batendo aceleradissimo, e que espanto ao ouvir "seu bb tem 4mm" minha nossa, oq é 4mm???? Alguem pode explicar como isso é possivel, fiquei felizona, e sai do consultorio me sentindo a mais gravida das gravidas, incrivel neh!!!
Vou continuar passando, adorei a ideia da sessão de dicas, achei otima, e por enquanto as dicas que tenho são com comidas, todos os dias beterraba e brocolis, é oq diz a minha avó todos os dias que me vê!!! rsrsrs
beijinhos

Anônimo disse...

Eu recomendo os seguintes livros:

"Parto Ativo - Guia prático para o parto natural" - Janet Balaskas -

"Nascer sorrindo" - Frederick Leboyer

"Se me contassem o parto" - Frederick Leboyer

"Quando o corpo consente" - Marie Bertherat e Thérèse Bertherat

"Memórias do Homem de Vidro - Reminiscências de um Obstetra Humanizado" - Ricardo Herbert Jones


Todos podem ser adquiridos em http://www.maternidadeativa.com.br/livros.html caso você não encontre nas livrarias mais famosas.

Eu não compraria o Delamare não, muito antiquado! Agora o "Que esperar..." é ótimo! Me tirou muitas dúvidas durante minha gravidez.

Beijos,

 

Umbigo Especial > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR